quinta-feira, 19 de novembro de 2009

JK versus Lula


No governo de JK é possível se reparar certas características muito parecidas ao do governo Lula, uma dessas é o “Plano de Metas” com o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). O plano de metas tinha alguns objetivos principais como: 1) ener­gia (elé­tri­ca, nu­clear, car­vão, pro­du­ção e re­fi­na­ção de pe­tró­leo); 2) trans­por­tes (ree­qui­pa­men­to e cons­tru­ção de es­tra­das de ferro, pa­vi­men­ta­ção e cons­tru­ção de es­tra­das de ro­da­gem, por­tos e bar­ra­gens, ma­ri­nha mer­can­te, trans­por­tes aé­reos); 3) ali­men­ta­ção (trigo, ar­ma­zéns e silos, fri­go­rí­fi­cos, ma­ta­dou­ros, me­ca­ni­za­ção da agri­cul­tu­ra, fer­ti­li­zan­tes); 4) in­dús­trias de base (aço, alumínio, metais não fer­ro­sos, ál­ca­lis, papel e ce­lu­lo­se, bor­ra­cha, ex­por­ta­ção de ferro, in­dús­tria de veí­cu­los mo­to­ri­za­dos, in­dús­tria de cons­tru­ção naval, ma­qui­ná­ria pe­sa­da e equi­pa­men­to elé­tri­co); 5) edu­ca­ção; 6) a cons­tru­ção de Brasília. Já o Programa de Aceleração de Crescimento tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010, sendo uma de suas prioridades o investimento em infra-estrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros.
Mas ao comparar ambos os planos econômicos vemos que o PAC carece de desenvolvimento, já que o Plano de Metas abrangia maior números de setores e conseguiu atingir um numero elevado de desenvolvimento, apesar desse plano ter lados e lados ruins. Alguns dos lados ruins era a grande abertura da economia aos capitais estrangeiros e a grandes empréstimos.
Outra semelhança é a popularidade de JK e Lula entre o povo, no final de seu governo JK tinha um grande aprovação do povo, já Lula nem terminou seu mandato, mas já está com 84% de aprovação em seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário