http://pt.wikipedia.org/wiki/Juscelino_Kubitschek
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/governo_jk.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/juscelino-kubitschek.htm
http://www.memorialjk.com.br/
e o livro didático de História do 9º ano.
Em seu mandato, JK lançou o plano nacional de desenvolvimento, que tinha como lema “Cinquenta anos em cinco”. Esse plano tinha 31 metas, essas metas são distríbuidas em 5 grupos: energia, transporte, alimentação, indústria de base, educação.Construiu hidrelétricas, estradas, promoveu a industrialização e modernização da economia. Seu principal feito foi a construção de Brasília actual Distrito Federal. O plano de metas visava estimular o crescimento da economia brasileira, com expansão industrial e integração dos povos de todas as regiões do Brasil através da nova capital, que favorecia por ser localizada no centro do território brasileiro. Seu governo foi marcado por obras sociais e culturais como festivais e musica e a moda da bossa- nova.
Metas:
(metas de
Transportes
(metas de
Reativar estradas de ferro, estradas de rodagem, portos, barragens,
marinha mercante e aviação.
Alimentação
(metas de
Trigo, armazenagem e silos, frigoríficos, matadouros, tecnologia no
campo e fertilizantes.
Indústrias de base
(metas
Alumínio, metais não ferrosos, álcalis, papel e celulose, borracha,
exportação de ferro, industria de automóveis e construção naval,
maquinas pesadas e material elétrico.
Educação
(meta 30)
Expansão do ensino primário, com ênfase na ciência e na tecnologia
no que toca ao ensino superior.
Brasília (meta 31) Construção de uma nova capital no Planalto Central, a meta-síntese.
literariamente o mundo arcaico que Juscelino começaria em breve a pôr
abaixo. Os anos JK foram entendidos como “os anos dourados” da cultura brasileira.
JK despertava um clima de otimismo, bom humor e esperança que contaminou toda uma geração de músicos e artistas brasileiros. O próprio presidente, sempre que possível cercado de escritores como Josué Montello, Augusto Frederico Schmidt, Autran Dourado, Carlos Heitor Cony, Pedro Nava, e tantos outros, dava exemplo do seu apreço as letras. O bairro boêmio de Ipanema, no Rio de Janeiro, como bem demonstrou Ruy Castro, tornou-se uma usina de novidades e de experiências culturais, musicais, teatrais, televisivas e cinematográfica.
A charge é uma crítica referente aos altos investimentos de JK em modernizações para o país, sendo que por outro lado, grande parte do país estava sofrendo e sendo muito prejudicada para que este processo de industrialização continuasse. O que a charge enfatiza, é a falta de consideração do presidente para com o povo brasileiro.
A minissérie é dividida em duas fases e acompanha a vida de Juscelino Kubitschek desde a infância, sendo que no primeiro episódio é retratada a morte de seu pai, João César Oliveira, quando ele ainda era um garoto. Logo, porém, a minissérie avança para a vida adulta de Juscelino que, tendo se formado em Medicina e se casado com uma jovem aristocrata, passa a participar da vida política de Belo Horizonte e Minas Gerais.
Na segunda fase, estando a família Kubitscheck já acostumada à vida pública de Juscelino, focaliza-se a ascensão política de Juscelino e, segundo previsões, o desafio enfrentado por ele para chegar à presidência (enfrentando tentativas de golpe) e a construção daquele que seria seu maior e mais criticado empreendimento, a cidade de Brasília.
Nessa época, a economia brasileira foi industrializada rapidamente, passando de rural para a urbana, foram criados novos eletrodomésticos e produtos, os meios de comunicação se ampliavam fora criada a Bossa-Nova, e o Brasil se destacava cada vez mais no esporte, principalmente no futebol, sendo campeão da Copa do Mundo em 1958.
Bossa Nova foi um movimento da musica popular brasileira surgido no final da década de 1950 e início da de 1960 na capital fluminense. Antes era só um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Anos depois, Bossa Nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e etc.
Juca Chaves criou uma música onde ele homenageava o presidente Juscelino chamado presidente Bossa nova, ela dizia: "Bossa nova mesmo é ser presidente Desta terra descoberta por Cabral Para tanto basta ser tão simplesmente Simpático, risonho, original."
O vídeo abaixo foi retirado do site Youtube e mostra imagens do governo de JK com a canção de Juca Chaves ao fundo.
Era um grande admirador das serestas um nome surgido no século XX, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata, que marcam a tradição musical de Diamantina. Juscelino foi homenageado por sua terra natal com a criação do Dia da Seresta, uma festa que relembra seu aniversário com muita cantoria pelas ruas da cidade.
Já em seu lado político, J.K se destacou muito por sua oratória, e com as frases marcantes sempre presentes em seus discursos, e ficou muito conhecido também como um político do tipo “tocador de obras”. Foram muito importantes para o Brasil algumas das medidas tomadas por J.K, porém, a grande quantidade de obras e importações, fizeram com que o Brasil se afundasse em dividas, o que foi muito ruim para o nosso povo, e traz conseqüências muito graves para o nosso país até hoje.
Mas nem tudo foi prejuízo, ele foi também responsável por muitas das modernizações que foram implantadas no Brasil, mas de longe, o seu projeto concluído mais famoso e importante, foi Brasília. Essa cidade que hoje em dia é a nossa capital, foi construída com muito trabalho duro, e levou apenas três anos, seis meses e 18 dias para ficar pronta – um tempo consideravelmente muito curto que foi menos até que o prazo previsto. A construção foi erguida a pedido de Sarah Kubitschek, para pagar a promessa da cura de Márcia, uma de suas filhas. E, uma outra obra bastante importante desse tão famoso presidente.Existem algumas curiosidades tambem a respeito dessa ponte, como por exemplo o fato de a quantidade de aço usada foi duas vezes maior que a utilizada na construção da Torre Eiffel, e também por essa ponte ter sido construída em menos de um ano, o que é um feito considerando seu projeto audacioso.